SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Psicologia e práticas psicossociais: narrativas e concepções de psicólogos de centros de atenção psicossocialPercepção da doença em pacientes cardíacos: uma revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

CAMPOS, Érico Bruno Viana. Uma perspectiva psicanalítica sobre as depressões na atualidade. Est. Inter. Psicol. [online]. 2016, vol.7, n.2, pp. 22-44. ISSN 2236-6407.

Resumo O artigo pretende analisar o fenômeno da epidemia de depressão na atualidade como sintoma da configuração sócio-cultural da subjetividade contemporânea, por meio de uma crítica ao referencial da psicopatologia psiquiátrica a partir da psicanálise. Mostra a relevância de se tomar a depressão como expressão de um conluio na retirada do sujeito na contemporaneidade, fruto de um movimento de medicalização do social. Apresenta também um panorama da compreensão da depressão na psicopatologia psicanalítica, ressaltando sua inespecificidade estrutural e pontuando diferentes nuances acerca de seu posicionamento fundamental nas tradições lacaniana e das relações de objeto. Defende que se tome a problemática depressiva, em seus diferentes arranjos estruturais, como expressão de falhas ao longo do eixo narcísico-melancólico de constituição da subjetividade como um modelo pertinente e sistematizador para compreensão da problemática das depressões em psicanálise.

Palavras-chave : depressão; psicanálise; psicopatologia; medicalização; cultura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License