SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Uma perspectiva psicanalítica sobre as depressões na atualidadeAdoecimento mental em professores brasileiros: revisão sistemática da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

ALTENHOFEN, Viviane; LIMA, Natália Britz de  e  CASTRO, Elisa Kern de. Percepção da doença em pacientes cardíacos: uma revisão sistemática. Est. Inter. Psicol. [online]. 2016, vol.7, n.2, pp. 45-63. ISSN 2236-6407.

A presente revisão sistemática da literatura teve por objetivo investigar estudos publicados entre 2009 e 2015 que examinaram a percepção da doença em pacientes cardíacos a partir do Modelo do Senso Comum. As buscas foram feitas nas bases de dados PsycInfo, Medline e PubMed. Foram utilizados os descritores: cardiac disease, illness perception, illness representation e illness beliefs. Os resultados mostraram que a percepção da doença cardíaca é associada a consequências graves à vida do paciente, com causas atribuídas a fatores independentes dos comportamentos do indivíduo (causas psicológicas, hereditariedade, vírus, má sorte etc.). Além disso, os pacientes cardíacos acreditam mais no tratamento para o controle da doença do que no seu controle pessoal.

Palavras-chave : doença cardíaca; percepção da doença; representação da doença; crenças.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License