SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Percepción de la enfermedad en pacientes cardíacos: una revisión sistemáticaValidez del Cloze como técnica de evaluación de la comprensión de lectura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versión On-line ISSN 2236-6407

Resumen

DIEHL, Liciane  y  MARIN, Angela Helena. Adoecimento mental em professores brasileiros: revisão sistemática da literatura. Est. Inter. Psicol. [online]. 2016, vol.7, n.2, pp. 64-85. ISSN 2236-6407.

A saúde do professor é um tema que adquire crescente relevância científica, pois tal profissão é considerada como uma das mais estressantes. A presente revisão sistemática da literatura analisou produções científicas nacionais publicadas entre 2010 e 2015, com vista a identificar principais sintomas e/ou adoecimentos psíquicos entre professores brasileiros. Recorreu-se às bases LILACS, SciELO, Index Psicologia, Educ@ e PePSIC. Os critérios de elegibilidade e análise seguiram as diretrizes do PRISMA. Dos 97 artigos encontrados, 15 foram analisados, os quais indicaram interesse multidisciplinar pela temática, predominância de estudos descritivos e correlacionais e recorrência de investigações em escolas públicas e de Ensino Fundamental. O principal adoecimento mental investigado é a síndrome de burnout e os sintomas prevalentes foram o estresse e a ansiedade. Espera-se que esses resultados direcionem novas pesquisas e estimulem o planejamento de intervenções eficazes voltadas para a saúde mental de professores.

Palabras clave : trabalho docente; saúde ocupacional; saúde mental; distúrbios mentais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License