SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Mental disorders in brazilian teachers: systematic review of literatureThe memory in the Freud's initial writings author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

On-line version ISSN 2236-6407

Abstract

SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos  and  MONTEIRO, Rebecca Magalhães. Validade do Cloze enquanto técnica de avaliação da compreensão de leitura. Est. Inter. Psicol. [online]. 2016, vol.7, n.2, pp. 86-100. ISSN 2236-6407.

O Cloze tem sido usado como uma medida de compreensão de leitura pela omissão de algumas palavras de um texto, que devem ser completadas pelo leitor. Este trabalho buscou evidência de validade para dois textos baseados na técnica de Cloze por meio da correlação com a Escala de Avaliação da Escrita - EAVE, assim como procurou explorar as diferenças de desempenho no Cloze em subgrupos de alunos, formados com base na pontuação da EAVE. Participaram da pesquisa 92 crianças procedentes de uma escola pública do estado de São Paulo com idades entre 7 e 10 anos. Os instrumentos utilizados foram dois textos de Cloze e a EAVE. Os resultados indicaram uma correlação moderada e significativa entre os textos do Cloze e a EAVE evidenciando a convergência entre os construtos. Além disso, alunos com desempenho fraco na EAVE obtiveram baixo rendimento no Cloze.

Keywords : compreensão de Leitura; escrita; ensino Fundamental; avaliação psicoeducacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License