SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Validity of Cloze as a reading comprehension assessment techniqueMental health of psychologists working in primary health care services author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

On-line version ISSN 2236-6407

Abstract

BRITO, Wallace da Costa  and  CANAVEZ, Fernanda. A memória nos textos iniciais de Freud. Est. Inter. Psicol. [online]. 2016, vol.7, n.2, pp. 101-122. ISSN 2236-6407.

O artigo objetiva investigar a memória no pensamento freudiano, tomando por base alguns textos daquela que é considerada sua fase pré-psicanalítica. Postula-se a importância dessa temática dentro do conjunto mais amplo da sua inovadora concepção acerca da subjetividade. Trata-se de estudo teórico-conceitual que tem um caráter ensaístico e adota como procedimento a revisão bibliográfica. Notamos que para Freud, desde os primeiros anos de suas pesquisas, a memória se configurou como um elemento notável para a compreensão do psiquismo. Destaca-se, assim, a memória enquanto tema relevante em seu pensamento, bem como sua originalidade em compreendê-la como revestida e permeada pelo inconsciente.

Keywords : memória; lembrança; esquecimento; subjetividade; pensamento freudiano.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License