SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Validez del Cloze como técnica de evaluación de la comprensión de lecturaSalud mental de psicólogos en servicios de atención primaria de salud índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versión On-line ISSN 2236-6407

Resumen

BRITO, Wallace da Costa  y  CANAVEZ, Fernanda. A memória nos textos iniciais de Freud. Est. Inter. Psicol. [online]. 2016, vol.7, n.2, pp. 101-122. ISSN 2236-6407.

O artigo objetiva investigar a memória no pensamento freudiano, tomando por base alguns textos daquela que é considerada sua fase pré-psicanalítica. Postula-se a importância dessa temática dentro do conjunto mais amplo da sua inovadora concepção acerca da subjetividade. Trata-se de estudo teórico-conceitual que tem um caráter ensaístico e adota como procedimento a revisão bibliográfica. Notamos que para Freud, desde os primeiros anos de suas pesquisas, a memória se configurou como um elemento notável para a compreensão do psiquismo. Destaca-se, assim, a memória enquanto tema relevante em seu pensamento, bem como sua originalidade em compreendê-la como revestida e permeada pelo inconsciente.

Palabras clave : memória; lembrança; esquecimento; subjetividade; pensamento freudiano.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License