SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Validade do Cloze enquanto técnica de avaliação da compreensão de leituraSaúde mental de psicólogos atuantes em serviços de atenção primária à saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

BRITO, Wallace da Costa  e  CANAVEZ, Fernanda. A memória nos textos iniciais de Freud. Est. Inter. Psicol. [online]. 2016, vol.7, n.2, pp. 101-122. ISSN 2236-6407.

O artigo objetiva investigar a memória no pensamento freudiano, tomando por base alguns textos daquela que é considerada sua fase pré-psicanalítica. Postula-se a importância dessa temática dentro do conjunto mais amplo da sua inovadora concepção acerca da subjetividade. Trata-se de estudo teórico-conceitual que tem um caráter ensaístico e adota como procedimento a revisão bibliográfica. Notamos que para Freud, desde os primeiros anos de suas pesquisas, a memória se configurou como um elemento notável para a compreensão do psiquismo. Destaca-se, assim, a memória enquanto tema relevante em seu pensamento, bem como sua originalidade em compreendê-la como revestida e permeada pelo inconsciente.

Palavras-chave : memória; lembrança; esquecimento; subjetividade; pensamento freudiano.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License