SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Saúde mental de psicólogos atuantes em serviços de atenção primária à saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

FONSECA, Thaisa da Silva; MEDEIROS, Cássia Maria Lopes Dias  e  CAVALCANTE, Ana Célia Sousa. Habilidades sociais de amizade e civilidade no contexto escolar. Est. Inter. Psicol. [online]. 2016, vol.7, n.2, pp. 147-156. ISSN 2236-6407.

Este trabalho objetiva relatar a experiência das atividades desenvolvidas no projeto Habilidades Sociais da Criança durante o segundo semestre letivo de 2015 em uma escola da rede privada de ensino do município de Teresina. A temática teve como justificativa a promoção de atividades que facilitassem o desenvolvimento das habilidades de amizade e de civilidade junto a alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental. Nessa perspectiva, foram promovidas vivências grupais considerando a faixa-etária dos participantes do projeto em foco e utilizaram-se recursos metodológicos lúdicos. Com a realização dos encontros, percebeu-se como significativo o desenvolvimento de habilidades sociais no espaço escolar, em contextos grupais, como prevenção de conflitos e exercício de convivência coletiva.

Palavras-chave : psicologia escolar; atuação profissional; habilidades sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License