SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1Depression, reasons for living, and the meaning of suicide in psychology undergraduates author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

On-line version ISSN 2236-6407

Abstract

ROSSONI, Ana Carolina Gonçalves  and  MOTTA, Roberta Fin. A corrupção no contexto atual da mídia. Est. Inter. Psicol. [online]. 2017, vol.8, n.1, pp. 02-21. ISSN 2236-6407.

O artigo teve o intuito de suscitar o debate acerca do fenômeno da corrupção na sociedade brasileira. Para tal, realizou-se uma análise de discursos veiculados em matérias do jornal Zero Hora/RS, destacando-se o que se produz a partir deles. Temos como base a Hermenêutica de Profundidade e se discorre acerca das influências ideológicas, das relações de poder e de dominação que se apresentaram. Percebeu-se a influência que a mídia exerce na produção de subjetividade contemporânea e na disseminação de algumas propostas. A pós-modernidade também traz atravessamentos que se acredita serem fundamentais para a compreensão do momento atual. Constatou-se que é necessário ter uma visão dialética acerca dos problemas, com a participação ativa de todos, relativizando opiniões e pensamentos distintos, mantendo um diálogo e troca entre os saberes. É necessário também um investimento na educação da população em geral, para que as pessoas possam pensar e questionar a realidade por si mesmas.

Keywords : corrupção; meios de comunicação; política; psicologia social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License