SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Relaciones entre satisfacíon con la vida, con la familia y las amistades y religisidad en la adolescenciaConsideraciones sobre el oficio de conducción de autobuses en Brasil: una revisión de literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versión On-line ISSN 2236-6407

Resumen

SIQUEIRA, Felipe Queiroz; CALZA, Tiago Zanatta; SARRIERA, Jorge Castellá  y  FREITAS, Lia Beatriz de Lucca. O valor dos valores: a perspectiva de pais em relação a seus filhos. Est. Inter. Psicol. [online]. 2017, vol.8, n.1, pp. 55-75. ISSN 2236-6407.

Este estudo baseou-se na teoria ecológico-cultural. O objetivo foi identificar, em pais de crianças e adolescentes, quais valores eles consideram mais e menos importantes para seus filhos. Vinte e dois participantes responderam a uma escala que avalia a importância de 27 valores. Após, participaram de uma entrevista semiestruturada, elencando os três valores mais importantes e os três menos, bem como justificando suas escolhas. Foram considerados mais importantes: honestidade, justiça e determinação. Os menos importantes foram: ambição, seguir regras dos pais e liderança. Dentre as justificativas dos mais importantes, destacaram-se: respeitar a alteridade, ser um meio para atingir objetivos e englobar outros valores. Nos menos importantes, destacaram-se: acarretar prejuízos, não ser essencial e não ser garantia de sucesso. Discutem-se os resultados à luz da literatura. Ressaltam-se a importância dos valores enquanto assunto interdisciplinar e a necessidade de reflexão sobre quais tipos de valores se deseja desenvolver na sociedade.

Palabras clave : valores; pais; criação dos filhos; moralidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License