SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1O valor dos valores: a perspectiva de pais em relação a seus filhosPráticas parentais: reflexões sobre relatos de familiares de usuários de crack índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

MORAES, Thiago Drumond et al. Considerações sobre o ofício de dirigir ônibus no Brasil: uma revisão de literatura. Est. Inter. Psicol. [online]. 2017, vol.8, n.1, pp. 76-99. ISSN 2236-6407.

Os efeitos do ofício de dirigir ônibus para a saúde dos condutores desses veículos têm sido investigados em estudos de abrangência nacional. Para contribuir no aprofundamento desse objeto de estudo, realizamos uma revisão de pesquisas nacionais sobre esse ofício, objetivando investigar processos de saúde-doença e subjetivação, delimitando as buscas entre 2000 a 2012, mediante verificação temática. Da análise das publicações configuramos dois eixos de análise: os efeitos desse ofício na saúde dos motoristas de ônibus e as condições e organização desse trabalho. A pesquisa foi realizada sob a abordagem teórica da Ergonomia da Atividade francófona e orientada pela perspectiva da Ergologia. As dimensões físicas da saúde são mais pesquisadas que as psicológicas. Concluímos que, a despeito de se investigar a saúde de trabalhadores, suas condições de trabalho e sua atividade não são suficientemente consideradas: propomos caminhos para novos estudos, sobretudo, referentes à atividade do trabalho, abordando-a, inclusive, em sua positividade.

Palavras-chave : atividade de trabalho; motoristas de ônibus; saúde; saúde mental; subjetividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License