SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1Considerations on the profession of bus driver in Brazil: a literature reviewSupport breast by sexual abuse child: a literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

On-line version ISSN 2236-6407

Abstract

SOTO, Maria das Graças Rojas; ROZISCA, Verônica Fabíola  and  CUNHA, Rivaldo Venâncio da. Práticas parentais: reflexões sobre relatos de familiares de usuários de crack. Est. Inter. Psicol. [online]. 2017, vol.8, n.1, pp. 100-118. ISSN 2236-6407.

As características na dinâmica familiar podem influenciar no consumo de drogas. O estudo objetivou compreender práticas parentais em famílias de usuários de crack. Este é um estudo qualitativo, realizado por meio de entrevistas individuais com 20 familiares de usuários de crack cadastrados em um serviço público de saúde mental de um município do Mato Grosso do Sul. A coleta de dados ocorreu entre novembro-dezembro/2014 e os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Na maioria das famílias, as regras são estabelecidas pela mãe e seu descumprimento acarreta punição física. Os filhos são descritos como muito obedientes, porém as ordens ditadas são vagas ou ambíguas, o que resulta na ausência de limites claros a serem seguidos. Conclui-se que tal dinâmica dificulta o desenvolvimento da regulação emocional, tolerância à contrariedade, resistência à frustração e habilidades de negociação e solução de problemas, que podem influenciar no consumo do crack.

Keywords : crack; relações familiares; estilo parental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License