SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Considerações sobre o ofício de dirigir ônibus no Brasil: uma revisão de literaturaSuporte materno mediante o abuso sexual infantil: revisão de literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

SOTO, Maria das Graças Rojas; ROZISCA, Verônica Fabíola  e  CUNHA, Rivaldo Venâncio da. Práticas parentais: reflexões sobre relatos de familiares de usuários de crack. Est. Inter. Psicol. [online]. 2017, vol.8, n.1, pp. 100-118. ISSN 2236-6407.

As características na dinâmica familiar podem influenciar no consumo de drogas. O estudo objetivou compreender práticas parentais em famílias de usuários de crack. Este é um estudo qualitativo, realizado por meio de entrevistas individuais com 20 familiares de usuários de crack cadastrados em um serviço público de saúde mental de um município do Mato Grosso do Sul. A coleta de dados ocorreu entre novembro-dezembro/2014 e os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Na maioria das famílias, as regras são estabelecidas pela mãe e seu descumprimento acarreta punição física. Os filhos são descritos como muito obedientes, porém as ordens ditadas são vagas ou ambíguas, o que resulta na ausência de limites claros a serem seguidos. Conclui-se que tal dinâmica dificulta o desenvolvimento da regulação emocional, tolerância à contrariedade, resistência à frustração e habilidades de negociação e solução de problemas, que podem influenciar no consumo do crack.

Palavras-chave : crack; relações familiares; estilo parental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License