SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Payments for Environmental Services (PES) and practices of sustainable agriculture: contributions from Behavior AnalysisThe human body and male infertility: dialogues from existencial phenomenology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

On-line version ISSN 2236-6407

Abstract

FREITAS, Milena Cristina de; CAMPOS, Tatiane Dornelas  and  GIL, Claudia Aranha. Expectativas e concepções de trabalho na velhice em homens na meia-idade. Est. Inter. Psicol. [online]. 2017, vol.8, n.2, pp. 43-64. ISSN 2236-6407.

Objetivou-se neste artigo analisar as expectativas e concepções de trabalho na velhice em homens de meia-idade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que contou com a participação de quinze homens na faixa etária entre 50 e 59 anos que trabalham em atividade formal ou informal. Realizou-se uma entrevista semiestruturada e aplicação da técnica projetiva denominada procedimento Desenhos-Estórias com Tema. Para a análise dos dados utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo. Foram identificadas categorias como expectativas e representações diante da velhice, trabalho e aposentadoria. Observou-se que as expectativas diante da aposentadoria foram associadas ao desejo em praticar atividades prazerosas, porém os dados da realidade sobre a instabilidade financeira e responsabilidades com os familiares não permitem que os participantes na meia-idade parem suas atividades profissionais. O estudo demonstra que as expectativas e concepções de trabalho na velhice estão, de modo geral, associadas tanto a continuidade quanto a sua ressignificação nessa fase da vida.

Keywords : Envelhecimento; Trabalho; Maturidade; Homens.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License