SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e práticas de agricultura sustentável: contribuições da Análise do ComportamentoCorpo e infertilidade masculina: diálogos a partir da fenomenologia existencial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

FREITAS, Milena Cristina de; CAMPOS, Tatiane Dornelas  e  GIL, Claudia Aranha. Expectativas e concepções de trabalho na velhice em homens na meia-idade. Est. Inter. Psicol. [online]. 2017, vol.8, n.2, pp. 43-64. ISSN 2236-6407.

Objetivou-se neste artigo analisar as expectativas e concepções de trabalho na velhice em homens de meia-idade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que contou com a participação de quinze homens na faixa etária entre 50 e 59 anos que trabalham em atividade formal ou informal. Realizou-se uma entrevista semiestruturada e aplicação da técnica projetiva denominada procedimento Desenhos-Estórias com Tema. Para a análise dos dados utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo. Foram identificadas categorias como expectativas e representações diante da velhice, trabalho e aposentadoria. Observou-se que as expectativas diante da aposentadoria foram associadas ao desejo em praticar atividades prazerosas, porém os dados da realidade sobre a instabilidade financeira e responsabilidades com os familiares não permitem que os participantes na meia-idade parem suas atividades profissionais. O estudo demonstra que as expectativas e concepções de trabalho na velhice estão, de modo geral, associadas tanto a continuidade quanto a sua ressignificação nessa fase da vida.

Palavras-chave : Envelhecimento; Trabalho; Maturidade; Homens.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License