SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Expectativas e concepções de trabalho na velhice em homens na meia-idadeO lugar do outro nas relações amorosas contemporâneas: uma literatura ética levinasiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

SILVA, Ellen Fernanda Gomes  e  BARRETO, Carmem. Corpo e infertilidade masculina: diálogos a partir da fenomenologia existencial. Est. Inter. Psicol. [online]. 2017, vol.8, n.2, pp. 65-84. ISSN 2236-6407.

Este artigo é um recorte da dissertação de mestrado sobre a experiência de homens inférteis. O foco desta reflexão é apontar as repercussões existenciais dos procedimentos técnicos exercidos sobre o corpo dos homens diagnosticados como inférteis. Como instrumento de acesso à experiência foi utilizada a entrevista narrativa com uma pergunta disparadora, que foi gravada, transcrita e analisada segundo a Hermenêutica Filosófica de Gadamer. Os resultados apontaram para dificuldades vividas durante a submissão aos procedimentos de Reprodução Assistida, os quais levaram a experiências de desconforto, bem como de desesperança frente à burocracia e morosidade dos serviços. Em tal cenário, os interlocutores narraram sua vivência frente aos procedimentos técnicos, experiências que podem ser compreendidas com realce de duas dimensões: o reconhecimento da validade do protocolo adotado para a Reprodução Assistida e a hegemonia do discurso científico e suas repercussões na compreensão do corpo masculino enquanto matéria-prima a ser explorada.

Palavras-chave : Corpo; Fenomenologia Existencial; Infertilidade; Reprodução Assistida.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License