SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2O lugar do outro nas relações amorosas contemporâneas: uma literatura ética levinasianaReflexões para a prática clínica ética-política a partir da arte de Ernesto Neto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

JUNIOR, James Ferreira Moura  e  SARRIERA, Jorge Castellá. As relações entre pobreza e bem-estar: uma revisão sistemática. Est. Inter. Psicol. [online]. 2017, vol.8, n.2, pp. 100-125. ISSN 2236-6407.

O objetivo é analisar as relações entre pobreza e do bem-estar em artigos científicos. Os descritores da busca foram: pobreza, pobre, baixa renda e bem-estar. Foram selecionados os artigos produzidos entre 2010 até 2016. Os critérios de inclusão foram: ser uma pesquisa empírica com pessoas em situação de pobreza; utilizar a conceituação de bem-estar; ser um artigo completo; e ter adultos como amostra participante. Foram identificados 592 artigos, sendo analisadas 24 produções. O delineamento quantitativo é o mais utilizado junto com a perspectiva monetária de mensuração e conceituação da pobreza. O conceito de bem-estar subjetivo de Ed Diener é o mais presente. Identifica-se que a pobreza tem um impacto negativo no Bem-Estar Subjetivo, mas há paradoxos específicos que apontam tendências contrastantes. É importante apontar a necessidade de desenvolver investigações analisando o impacto da pobreza multidimensional no bem-estar.

Palavras-chave : Pobreza; Bem-Estar; Revisão Sistemática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License