SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2As relações entre pobreza e bem-estar: uma revisão sistemáticaConstrução de um material educativo para a prevenção do câncer de colo do útero índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

FILHO, Fernando Silva Teixeira  e  CRUZ, Murilo Galvão Amancio. Reflexões para a prática clínica ética-política a partir da arte de Ernesto Neto. Est. Inter. Psicol. [online]. 2017, vol.8, n.2, pp. 126-145. ISSN 2236-6407.

Este artigo propõe uma articulação entre arte contemporânea e clínica psicológica a partir da obra de Ernesto Neto. Auxiliados pelas perspectivas feministas e filosóficas pós-estruturalistas, problematizamos a clínica a fim de propor uma prática ética-estética-política voltada às interrupções dos modos de produção de subjetividade que normatizam a existência, e substituí-los pela produção de estados de arte que estimulam as diferenças e singularizações. Assim, abordaremos quatro pilares de problematização: a) arte e clínica; b) arte e estudos feministas; c) arte e filosofia; d) arte e corporeidade. A obra de arte contemporânea possibilita aos sujeitos repensarem sua relação com o mundo, mostrando um espaço de fuga do cotidiano, em que o sujeito deixa de pensar para respirar a própria vida pela via da sensação e não mais pela razão. Assim, o sujeito é convidado a forçar o pensamento a pensar pelo sentir e não pelo representar.

Palavras-chave : Clínica; Arte Contemporânea; Subjetividade; Sensação; Corporeidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License