SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Reflections for an ethic-aesthetic-political clinical practice through Ernesto Neto's work of art author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

On-line version ISSN 2236-6407

Abstract

PEUKER, Ana Carolina et al. Construção de um material educativo para a prevenção do câncer de colo do útero. Est. Inter. Psicol. [online]. 2017, vol.8, n.2, pp. 146-160. ISSN 2236-6407.

O câncer de colo de útero (CCU) é o terceiro tumor mais incidente nas mulheres brasileiras, e as ações de prevenção primária podem reduzir a mortalidade pela doença. Profissionais devem buscar meios para que a comunicação em saúde seja efetiva, utilizando metodologias práticas e científicas. O objetivo deste artigo é descrever o processo de elaboração de um material educativo produzido por profissionais da psicologia, enfermagem e design, direcionado a usuárias da atenção básica. O conteúdo do material foi desenvolvido a partir de uma pesquisa empírica sobre as percepções de mulheres e seus comportamentos frente ao CCU. A construção do material baseou-se nas teorias de autorregulação em saúde e no human-centered design. O produto deste estudo foi a confecção de uma cartilha em formato de flor, com quatro histórias que abarcam os principais conteúdos relacionados aos comportamentos de prevenção do CCU.

Keywords : Educação em Saúde; Promoção da Saúde; Atenção Primária; Percepção da Doença; Câncer.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License