SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Professores tutores e a flexibilização do tempo de trabalhoEscala de estilos de aprendizagem em situações de uso de tecnologias: busca por evidências de validade de conteúdo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

BIGELI, Alan Ricardo Floriano  e  DIONISIO, Gustavo Henrique. O estranhamento do banal: a poética magritteana sob um olhar psicanalítico. Est. Inter. Psicol. [online]. 2018, vol.9, n.1, pp. 26-44. ISSN 2236-6407.

O presente artigo pretende construir possíveis relações entre a psicanálise e algumas das obras mais inquietantes de René Magritte (1898 - 1967), mantendo consonância com a curadoria de uma exposição sobre o artista, chamada “Magritte: The Mystery of the Ordinary”. Para tanto, além de nos debruçarmos sobre materiais de comentadores e críticos da obra do pintor, investigamos também os textos produzidos pelo próprio Magritte, nos quais o pintor versa sobre conceitos fundamentais para a compreensão de seu pensamento artístico: emoção estética, poética, mistérios do cotidiano, estranhamento (ressoante ao Umheimlich freudiano). Tivemos aqui o cuidado de manter alguma distância de interpretações superficiais e reducionistas, que simplesmente aplicassem a psicanálise à obra de arte. Portanto, buscamos construir uma leitura crítica, atenta aos detalhes e atravessamentos que percorrem as obras de arte, evidenciando as implicações ali presentes e propondo aproximações entre a obra de Magritte e a teoria psicanalítica.

Palavras-chave : Psicanálise; Arte; Reflexões Estéticas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License