SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1The strangeness of commonplace: magritte's poetics beneath a psychoanalytical glanceAdoption by gay couples: reports from psychologists of judiciary author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

On-line version ISSN 2236-6407

Abstract

ROZA, Rodrigo Hipólito; WECHSLER, Solange Muglia  and  NAKANO, Tatiana de Cassia. Escala de estilos de aprendizagem em situações de uso de tecnologias: busca por evidências de validade de conteúdo. Est. Inter. Psicol. [online]. 2018, vol.9, n.1, pp. 45-64. ISSN 2236-6407.

Esse estudo teve como objetivo a busca por evidências de validade de conteúdo de uma nova escala, em desenvolvimento, intitulada Escala de Estilos de Aprendizagem em Situações de Uso de Tecnologias. Para tanto, quatro juízes na área de avaliação psicológica avaliaram os 40 itens que compõem a escala, considerando quatro estilos de aprendizagem: ativo, reflexivo, teórico e pragmático, estabelecidos por Alonso, Gallego e Honey (1997). Originalmente, a maioria dos itens (n=34) apresentou índices de concordância acima de 75%, mostrando-se satisfatórios. Duas novas rodadas de avaliação foram conduzidas com os itens que foram reformulados ou substituídos por novos, sendo que, após esse procedimento, atingiram o índice de concordância esperado. As análises dos coeficientes Kappa evidenciaram índices acima de 0,75. Os resultados apontaram a adequação da escala aos conteúdos do modelo que pretende avaliar, mostrando-se adequada para uso em outros estudos, empíricos, de investigação de suas qualidades psicométricas.

Keywords : Estilo de Aprendizagem; Tecnologia; Tecnologia da Informação; Avaliação Psicológica; Validade do Teste.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License