SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Adoção por casais do mesmo sexo: relatos de psicólogos do judiciárioCuidar de idosos: um assunto de mulher? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

COUTINHO, Denise  e  JESUS, Monica Lima de. Percepções de egressos do bacharelado interdisciplinar no curso de psicologia da UFBA. Est. Inter. Psicol. [online]. 2018, vol.9, n.1, pp. 86-107. ISSN 2236-6407.

Neste trabalho, analisam-se percepções construídas pelos egressos do Bacharelado Interdisciplinar de Humanidades (BI-H) na transição para o curso de Psicologia da UFBA a respeito da preparação e acesso à universidade e à experiência de ser estudante do BI. O modelo metodológico é o estudo de caso, sendo o caso a primeira turma de egressos de 2012. Foram entrevistados individualmente todos os 13 egressos daquela turma. Observou-se a importância atribuída à entrada no BI para escolha profissional, apesar do desconhecimento inicial sobre a proposta do BI, sua dinâmica e funcionamento. A experiência de ser estudante BI despertou o interesse pela formação interdisciplinar e o seguimento desse interesse na formação profissionalizante. Em que pesem os desafios do novo desenho curricular, a formação interdisciplinar foi percebida como positiva por todos os participantes e o crescimento pessoal-acadêmico gerado no BI foi reconhecidamente valorizado.

Palavras-chave : Interdisciplinaridade; Formação do Psicólogo; Educação Superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License