SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Percepções de egressos do bacharelado interdisciplinar no curso de psicologia da UFBA"Espelho, espelho meu": reflexos do narcisismo na publicidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

FERREIRA, Camila Rafael; ISAAC, Letícia  e  XIMENES, Vanessa Santiago. Cuidar de idosos: um assunto de mulher?. Est. Inter. Psicol. [online]. 2018, vol.9, n.1, pp. 108-125. ISSN 2236-6407.

O gênero é considerado por muitos pesquisadores um fator que influencia a escolha do cuidador de idosos. Essa revisão narrativa visa refletir sobre a ação da cultura como agente determinante na escolha da mulher como responsável pelo cuidar. Este artigo preconiza a redefinição do critério de escolha dos cuidadores, de forma a estabelecer o papel de cuidar para o familiar mais apto a realizá-lo, não sendo o gênero o seu determinante. Espera-se reforçar a necessidade de desenvolvimento de políticas sociais direcionadas à mulher, considerando a sobrecarga que acomete o cuidador. Discute-se o valor social atribuído à atividade de cuidado e a importância de torná-la mais favorável a quem a exerce. Conclui-se que debater sobre a influência da cultura nessa atividade predominantemente feminina é uma tarefa ardilosa, porém necessária quando se visa melhorias para os envolvidos no contexto do cuidar.

Palavras-chave : Cultura; Gênero; Mulheres; Cuidadores; Idosos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License