SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1Caring for the elderly: a women's issue?The possibilities of working with the psychoanalysis in the school clinical author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

On-line version ISSN 2236-6407

Abstract

MORAES, Bruna Rabello de  and  MIRANDA, Christiane Maria Sagebin Albuquerque de. "Espelho, espelho meu": reflexos do narcisismo na publicidade. Est. Inter. Psicol. [online]. 2018, vol.9, n.1, pp. 126-142. ISSN 2236-6407.

Este artigo discute a relação entre publicidade e narcisismo, a partir da teoria psicanalítica, visando problematizar a questão do sofrimento narcísico na atualidade. Pretende compreender a influência do contexto social na promoção ou perpetuação do sofrimento psíquico e o papel da publicidade nesse contexto. Para ilustrar o que é “vendido” além do real produto na publicidade foram utilizados nove slogans. Conclui-se que a constante imposição de ideais narcísicos inalcançáveis pela publicidade, somados a uma sociedade com sujeitos que se utilizam de defesas narcísicas, como forma de se protegerem da instabilidade e da insegurança, gera um crescente desinvestimento narcísico dos objetos e um incremento das pulsões libidinais voltadas ao próprio ego, resultando no que Green (1988) denomina “narcisismo de morte”.

Keywords : Narcisismo; Publicidade; Sociedade; Sofrimento Psíquico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License