SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Violência contra mulher: concepções e práticas de profissionais de serviços públicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

ALVES, Bárbara de Paula  e  AMBIEL, Rodolfo Augusto Matteo. Escala de forças de caráter: relações com instrumentos de avaliação de afetos e interesses profissionais. Est. Inter. Psicol. [online]. 2018, vol.9, n.2, pp. 04-20. ISSN 2236-6407.

Esta pesquisa objetivou relacionar os construtos Forças de Caráter, Afetos e Interesses Profissionais em universitários, utilizando os instrumentos: Escala de Forças de Caráter (EFC), Escala de Afetos Zanon (EAZ), Escala de Aconselhamento Profissional (EAP) e um Questionário Sociodemográfico. Participaram do estudo 350 universitários de diferentes cursos com idades entre 17 a 53 anos (M= 22,57; DP= 5,96). As forças se correlacionaram positivamente com os afetos positivos e com as dimensões dos interesses, sendo que Ciências Agrárias foi a dimensão com as correlações mais altas. Participantes com idades acima de 19 anos apresentam mais Amor ao Aprendizado, Perseverança e Interesses por Atividades Burocráticas. Conclui-se que forças e afetos positivos podem ser relacionados e utilizados de maneira a auxiliar o desenvolvimento das características positivas dos indivíduos e que a relação das forças com as dimensões pode caracterizar possíveis personalidades que demonstram interesse por determinada área.

Palavras-chave : Psicologia positiva; Afetos positivos e negativos; Orientação profissional; Universitários; Características positivas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License