SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Representações sociais, zona muda e práticas sociais femininas sobre envelhecimento e rejuvenescimentoAvaliação de sintomas psicofuncionais em bebês: revisão crítica da literatura sobre o uso do Symptom Checklist índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

VIEIRA-SANTOS, Joene et al. Inteligência emocional: revisão internacional da literatura. Est. Inter. Psicol. [online]. 2018, vol.9, n.2, pp. 78-99. ISSN 2236-6407.

O conceito de Inteligência Emocional (IE), compreendido como a capacidade de processar informações emocionais e usá-las de maneira adaptativa, surgiu há quase três décadas. Nessa trajetória, há questionamentos sobre a existência desse construto, bem como diferentes concepções sobre a IE. O objetivo desse trabalho é examinar o cenário de pesquisas sobre o tema, em âmbito internacional, buscando melhor compreensão do atual estado de desenvolvimento da área. Para tanto, foi realizada uma análise dos artigos publicados na base de dados PsycArticles da American Psychological Associotian (APA), a partir da palavra-chave emotional intelligence, que resultou em 79 estudos. Destes, 44 atenderam aos critérios de inclusão estabelecidos. Todos os artigos encontrados referiram-se a estudos empíricos. A maioria dos estudos relacionou a IE a outros construtos ou analisou propriedades psicométricas de instrumentos destinados à sua mensuração. Novas pesquisas sobre programas de intervenção para promoção de IE e avaliação da sua eficácia são sugeridas.

Palavras-chave : Inteligência emocional; Inteligência; Revisão de Literatura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License