SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Evaluación de síntomas psicofuncionales en los bebés: revisión crítica de la literatura sobre el uso de Symptom ChecklistAmbivalencias de ser madre: un estudio de caso en la psicologia hospitalaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versión On-line ISSN 2236-6407

Resumen

VISIOLI, Marina Mara Martins Rodrigues; CAMPOS, Josiane Rosa; KOMATSU, André Vilela  y  BAZON, Marina Rezende. Repertório de habilidades sociais e atraso escolar em adolescentes em conflito com a lei. Est. Inter. Psicol. [online]. 2018, vol.9, n.2, pp. 118-140. ISSN 2236-6407.

Déficits em habilidades sociais (HS) se associam a problemáticas na adolescência. Sua relação com a prática de atos infracionais não é, contudo, clara. O objetivo deste estudo foi caracterizar o repertório de HS de adolescentes infratores e comparar as proporções com repertórios deficitário e satisfatório em: escolaridade, variáveis da trajetória delituosa (Boletins de Ocorrência e Medidas Socioeducativas anteriores) e contexto de recrutamento. Dados de 52 adolescentes infratores foram coletados com o IHS-A e compilados em prontuários. Em média, a amostra apresentou bom repertório de HS, à exceção de civilidade, assertividade e desenvoltura social. Somente 38,5% apresentaram escore total deficitário. Estes não se diferenciaram daqueles com repertório satisfatório em escolaridade, trajetória delituosa e contexto de recrutamento. Tampouco se observaram correlações significativas entre HS e escolaridade e HS e trajetória delituosa. Corrobora-se que nem todos os infratores apresentam déficits em HS, as quais possivelmente não desempenhem papel crucial no desenvolvimento da delinquência juvenil.

Palabras clave : Adolescentes em Conflito com a Lei; Habilidades Sociais; Atraso Escolar; Trajetória Delituosa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License