SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Repertório de habilidades sociais e atraso escolar em adolescentes em conflito com a lei índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

FONSECA, Marina Nogueira de Assis; ROCHA, Tamires Sousa; CHERER, Evandro de Quadros  e  CHATELARD, Daniela Scheinkman. Ambivalências do ser mãe: um estudo de caso em psicologia hospitalar. Est. Inter. Psicol. [online]. 2018, vol.9, n.2, pp. 141-155. ISSN 2236-6407.

A gestação, ainda que vivenciada por muitas mulheres, não se trata de uma experiência igual para todas. Diversos aspectos sociais e subjetivos influenciam esse período. Assim, as intervenções do profissional da psicologia se demonstram relevantes, pois atuam possibilitando o encontro da mulher com o exercício da maternidade à sua maneira. Este relato trata de um estudo de caso de uma mãe atendida na maternidade de um hospital público de Brasília. Particularmente, buscou-se refletir a respeito das ambivalências presentes na experiência da maternidade. No caso investigado, o sentimento de culpa materno resultou em associar a rejeição atual do bebê com a recusa inicial da gestação. Assim, o lugar simbólico cedido ao bebê, bem como a história materna, foram elementos cruciais desenvolvidos nos atendimentos. A partir do caso investigado percebeu-se a importância de pôr em questão algumas ambivalências, conflitos e questionamentos que permeiam a maternidade, opondo-se a uma tendência social em idealizá-la.

Palavras-chave : gestação; maternidade; psicologia hospitalar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License