SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Memoria autobiográfica de la infancia de estudiantes de la Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versión On-line ISSN 2236-6407

Resumen

AZEVEDO, Sonia Maria Lourenço de; MOTA, Márcia Maria Peruzzi Elia da  y  METTRAU, Marsyl Bulkool. Empatia: perfil da produção científica e medidas mais utilizadas em pesquisa. Est. Inter. Psicol. [online]. 2018, vol.9, n.3, pp. 03-23. ISSN 2236-6407.

O presente artigo faz uma revisão sistemática da literatura sobre o construto empatia com o objetivo de analisar as publicações neste tema em relação: (a) quantitativo de publicações por ano; (b) áreas das publicações; (c) tipo de estudo empírico; (d) instrumentos mais utilizados nas pesquisas empíricas. Realiza-se esta revisão na literatura nacional utilizando um Programa de busca nos sites acadêmicos no período de 2007 a 2017. A justificativa pela literatura nacional foi para identificar os estudos sobre o construto empatia, as áreas e, os instrumentos mais utilizados em nosso contexto, sendo estes brasileiros ou adaptados para nossa cultura. Os resultados apontaram que o tema “empatia” tem sido investigado em diversos campos e áreas de estudos tais como: psicologia, medicina, enfermagem, odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, educação, engenharia de produção. A maior frequência dos estudos encontra-se na área da psicologia, com uma forte tendência a validação de escala para nossa cultura e na área da saúde.

Palabras clave : empatia; medida; psicologia; revisão sistemática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License