SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Empatía: perfil de la producción científica y medidas más utilizadas en investigaciónAusencia de los hombres en atención primaria de salud: un análisis de la Theory of Planned Action índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versión On-line ISSN 2236-6407

Resumen

GALL, Monique Heinen  y  UEHARA, Emmy. Memória autobiográfica da infância em universitários da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Est. Inter. Psicol. [online]. 2018, vol.9, n.3, pp. 24-37. ISSN 2236-6407.

A memória autobiográfica (MA) constitui um conjunto de memórias que o indivíduo possui em relação a sua própria história de vida. O presente estudo tem como objetivo investigar a MA na infância em 60 universitários da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. O questionário foi composto por informações sociodemográficas e 15 perguntas abertas. Dentre os 60 entrevistados, 35 (58,3%) afirmaram recordar a memória em maiores detalhes contra 25 entrevistados (41,7%) que afirmaram recordar apenas de forma sucinta. Observou-se que 43,3% obteve a faixa-etária dos 5-6 anos como idade das primeiras MA. Os resultados são relevantes para a ampliação do conhecimento referente à MA na infância. Ainda, o estudo destas memórias pode auxiliar na melhor compreensão sobre a constituição do sujeito, bem como a influência das emoções nesse processo de armazenamento e evocação das memórias.

Palabras clave : desenvolvimento; memória autobiográfica; universitários.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License