SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3  suppl.1Solidão como variável preditora na depressão em adultos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

CARDOSO, Hugo Ferrari; BORSA, Juliane Callegaro  e  SEGABINAZI, Joice Dickel. Indicadores de saúde mental em jovens: fatores de risco e de proteção. Est. Inter. Psicol. [online]. 2018, vol.9, n.3, suppl.1, pp. 3-25. ISSN 2236-6407.

A juventude é caracterizada por importantes mudanças biológicas, psicológicas e sociais em que o indivíduo vivencia a conquista gradual da sua autonomia. Reconhecendo a juventude como uma importante etapa do ciclo vital, o presente estudo investigou indicadores de saúde mental e fatores de risco e de proteção, individuais e contextuais, em jovens universitários. Participaram do estudo 270 universitários (75,6% mulheres), com idades entre 18 e 24 anos (M = 20,3; DP = 1,87), provenientes de três diferentes estados brasileiros, os quais responderam a um protocolo composto por questionários padronizados. Os resultados indicaram que indivíduos com diagnóstico de depressão reportaram maiores níveis de afetos negativos, ansiedade e depressão. Além disso, os sintomas de depressão se correlacionaram negativamente com as variáveis individuais e contextuais que podem atuar como fatores de proteção para a saúde mental. Esses e outros resultados do presente estudo são discutidos com base na literatura.

Palavras-chave : Juventude; Depressão; Fatores de Risco.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License