SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue3  suppl.1Mental health indicators in young adults: risk and protection factorsStandardization study of R-1: nonverbal intelligence test for a region of Bahia-Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

On-line version ISSN 2236-6407

Abstract

BARROSO, Sabrina Martins; BAPTISTA, Makilim Nunes  and  ZANON, Cristian. Solidão como variável preditora na depressão em adultos. Est. Inter. Psicol. [online]. 2018, vol.9, n.3, suppl.1, pp. 26-37. ISSN 2236-6407.

Depressão é um transtorno multifatorial, de alta prevalência, considerada um problema de saúde pública mundial. Diversas são as variáveis implicadas no desenvolvimento e manutenção deste transtorno, como as psicológicas, sociais e biológicas. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a solidão como fator preditivo na depressão em adultos, após controle de outros preditores tais como ansiedade, estresse, neuroticismo e variáveis clínicas. A amostra foi composta de 297 universitários de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. As escalas utilizadas foram a EBADEP-A, DASS-21, UCLA, MHI-5 e IGFP-5. Após regressão múltipla hierárquica, os resultados demonstraram que a saúde mental, neuroticismo, ansiedade e solidão foram os principais preditores, sendo que a solidão, após controle de todas as variáveis, acresceu 1% de variância isolada no modelo e demonstrou ser uma das variáveis mais importantes relacionadas à depressão. A avaliação clínica e intervenções devem levar em consideração esta variável na prática clínica.

Keywords : Distúrbios Afetivos; Estados Emocionais; Fatores Psicossociais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License