SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue3  suppl.1Loneliness as a predictive variable in adult depressionPsychometric properties of the ISSL in the context of public security author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

On-line version ISSN 2236-6407

Abstract

SILVA, Marlene Alves da  and  ALVES, Irai Cristina Boccato. Estudo normativo do R-1: Teste não verbal de inteligência para uma região da Bahia-Brasil. Est. Inter. Psicol. [online]. 2018, vol.9, n.3, suppl.1, pp. 38-53. ISSN 2236-6407.

O R-1: Teste Não Verbal de Inteligência é um instrumento que foi construído com base no Teste de Matrizes Progressivas de Raven de acordo aos pressupostos teóricos da análise fatorial de Spearman, teoria bifatorial. O presente artigo objetivou apresentar normas para o R-1 para uma amostra de motoristas e candidatos a Carteira Nacional de Habilitação de uma região do sudoeste da Bahia - Brasil. A amostra foi composta de 1507 adultos, de ambos os sexos e três níveis de escolaridade, que realizaram avaliação psicológica em uma clínica credenciada ao DETRAN-BA. Para determinar a influência do sexo e da escolaridade foram realizados testes estatísticos, que indicaram diferenças significativas nas pontuações em função dessas variáveis. Os resultados apontaram a necessidade de estabelecer normas por sexo e por nível de escolaridade para a população estudada. Tais estudos contribuem para o avanço nas pesquisas em avaliação psicológica no contexto do trânsito.

Keywords : Teste de Inteligência Não Verbal; Padronização do teste; Psicologia do Trânsito.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License