SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3  suppl.1Soledad como variable predictora en la depressión en adultosPropriedades psicométricas del ISSL en el contexto de la seguridad pública índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versión On-line ISSN 2236-6407

Resumen

SILVA, Marlene Alves da  y  ALVES, Irai Cristina Boccato. Estudo normativo do R-1: Teste não verbal de inteligência para uma região da Bahia-Brasil. Est. Inter. Psicol. [online]. 2018, vol.9, n.3, suppl.1, pp. 38-53. ISSN 2236-6407.

O R-1: Teste Não Verbal de Inteligência é um instrumento que foi construído com base no Teste de Matrizes Progressivas de Raven de acordo aos pressupostos teóricos da análise fatorial de Spearman, teoria bifatorial. O presente artigo objetivou apresentar normas para o R-1 para uma amostra de motoristas e candidatos a Carteira Nacional de Habilitação de uma região do sudoeste da Bahia - Brasil. A amostra foi composta de 1507 adultos, de ambos os sexos e três níveis de escolaridade, que realizaram avaliação psicológica em uma clínica credenciada ao DETRAN-BA. Para determinar a influência do sexo e da escolaridade foram realizados testes estatísticos, que indicaram diferenças significativas nas pontuações em função dessas variáveis. Os resultados apontaram a necessidade de estabelecer normas por sexo e por nível de escolaridade para a população estudada. Tais estudos contribuem para o avanço nas pesquisas em avaliação psicológica no contexto do trânsito.

Palabras clave : Teste de Inteligência Não Verbal; Padronização do teste; Psicologia do Trânsito.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License