SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3  suppl.1Estudo normativo do R-1: Teste não verbal de inteligência para uma região da Bahia-BrasilAdaptação acadêmica e estilos intelectuais no ensino superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

FAIAD, Cristiane et al. Propriedades psicométricas do ISSL no contexto da segurança pública. Est. Inter. Psicol. [online]. 2018, vol.9, n.3, suppl.1, pp. 54-72. ISSN 2236-6407.

O objetivo deste estudo foi analisar as propriedades psicométricas do Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL) no contexto da Segurança Pública. Para tanto, o inventário foi aplicado em 786 profissionais da Segurança Pública de 18 estados brasileiros e de diversas instituições de segurança pública. Foram analisadas a discriminação dos itens do inventário pela teoria de resposta ao item e as dimensões fatoriais pela análise de correspondência múltipla. A partir da análise dos autovalores, do exame do diagrama de sedimentação e da conformidade com a teoria foi observada apenas uma dimensão para o instrumento, diferentemente da proposta de dois fatores até então indicada na literatura. Pela análise dos itens pela TRI, é sugerida a exclusão de três itens do instrumento, por não possuírem graus suficientes de discriminação. Ao final, os autores indicam uma agenda de pesquisa que busque identificar as propriedades psicométricas do ISSL em outros contextos.

Palavras-chave : estresse; segurança pública; evidências de validade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License