SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue3  suppl.1Psychometric properties of the ISSL in the context of public securityLearning strategies and emotional regulation in Elementary School author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

On-line version ISSN 2236-6407

Abstract

OLIVEIRA, Katya Luciane de; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos  and  INACIO, Amanda Lays Monteiro. Adaptação acadêmica e estilos intelectuais no ensino superior. Est. Inter. Psicol. [online]. 2018, vol.9, n.3, suppl.1, pp. 73-89. ISSN 2236-6407.

O desenvolvimento acadêmico e intelectual durante o curso universitário pode ser favorecido com a necessária adaptação ao novo contexto. A presente pesquisa objetivou verificar a adaptação acadêmica e os estilos intelectuais de universitários, identificando possíveis diferenças em relação aos cursos escolhidos, bem como analisar as correlações entre as dimensões da adaptação acadêmica e os estilos intelectuais prevalentes. Participaram 628 estudantes de cursos e universidades distintos, que responderam coletivamente a duas escalas. A primeira avaliava a adaptação acadêmica ao ensino superior, com cinco dimensões: planejamento de carreira, adaptação social, adaptação pessoal/emocional, adaptação ao estudo e adaptação institucional. A segunda avaliava os estilos intelectuais, com treze estilos possíveis. Os resultados mostraram que a pontuação mais elevada foi em planejamento de carreira e no estilo hierárquico. Diferenças significativas em razão do curso, bem como correlações entre as variáveis, foram observadas. Os dados são discutidos do ponto de vista da avaliação psicoeducacional.

Keywords : universitários; adaptação acadêmica; estilos intelectuais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License