SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3  suppl.1Propriedades psicométricas do ISSL no contexto da segurança públicaEstratégias de aprendizagem e a regulação da emoção no Ensino Fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

OLIVEIRA, Katya Luciane de; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos  e  INACIO, Amanda Lays Monteiro. Adaptação acadêmica e estilos intelectuais no ensino superior. Est. Inter. Psicol. [online]. 2018, vol.9, n.3, suppl.1, pp. 73-89. ISSN 2236-6407.

O desenvolvimento acadêmico e intelectual durante o curso universitário pode ser favorecido com a necessária adaptação ao novo contexto. A presente pesquisa objetivou verificar a adaptação acadêmica e os estilos intelectuais de universitários, identificando possíveis diferenças em relação aos cursos escolhidos, bem como analisar as correlações entre as dimensões da adaptação acadêmica e os estilos intelectuais prevalentes. Participaram 628 estudantes de cursos e universidades distintos, que responderam coletivamente a duas escalas. A primeira avaliava a adaptação acadêmica ao ensino superior, com cinco dimensões: planejamento de carreira, adaptação social, adaptação pessoal/emocional, adaptação ao estudo e adaptação institucional. A segunda avaliava os estilos intelectuais, com treze estilos possíveis. Os resultados mostraram que a pontuação mais elevada foi em planejamento de carreira e no estilo hierárquico. Diferenças significativas em razão do curso, bem como correlações entre as variáveis, foram observadas. Os dados são discutidos do ponto de vista da avaliação psicoeducacional.

Palavras-chave : universitários; adaptação acadêmica; estilos intelectuais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License