SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3  suppl.1Adaptación académica y estilos intelectuales en la enseñanza superiorComprensión lectora y conciencia morfológica en niños de enseñanza primaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versión On-line ISSN 2236-6407

Resumen

SUEHIRO, Adriana Cristina Boulhoça; BORUCHOVITCH, Evely  y  SCHELINI, Patrícia Waltz. Estratégias de aprendizagem e a regulação da emoção no Ensino Fundamental. Est. Inter. Psicol. [online]. 2018, vol.9, n.3, suppl.1, pp. 90-111. ISSN 2236-6407.

O presente estudo teve como objetivos caracterizar o uso de estratégias de aprendizagem e de regulação emocional de crianças brasileiras do Ensino Fundamental, examinar se existem diferenças nessas variáveis em razão do sexo, ano escolar e idade dos estudantes, bem como explorar possíveis relações entre elas. A amostra foi composta de 38 alunos, do Ensino Fundamental de escolas públicas. Os dados foram coletados por meio de duas escalas do tipo Likert. Não foram encontradas diferenças significativas entre meninos e meninas nas escalas de estratégias de aprendizagem e de regulação emocional. Os resultados revelaram que os estudantes de anos mais avançados obtiveram médias significativamente menores na escala de estratégias de aprendizagem quando comparados aos alunos que estão no meio do curso. As correlações tenderam a ser positivas e significativas entre os aspectos cognitivos, metacognitivos e a regulação emocional, todavia as magnitudes foram predominantemente fracas.

Palabras clave : estratégias cognitivas; metacognição; emoções; educação básica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License