SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3  suppl.1Estratégias de aprendizagem e a regulação da emoção no Ensino FundamentalSintomas depressivos, autorregulação emocional e suporte familiar: um estudo com crianças e adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

LUCIO, Patrícia Silva; LIMA, Thatiana Helena de; JESUINO, Ana Deyvis Santos Araújo  e  RUEDA, Fabián J. M.. Compreensão de leitura e consciência morfológica em crianças do ensino fundamental. Est. Inter. Psicol. [online]. 2018, vol.9, n.3, suppl.1, pp. 112-131. ISSN 2236-6407.

O objetivo do estudo foi investigar os efeitos da idade e escolaridade no desempenho em compreensão leitora e consciência morfológica, assim como o poder preditivo da consciência morfológica no desempenho em compreensão leitora. Participaram 403 estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental (Ciclos 1 e 2) de uma cidade do interior do Estado do Paraná (54,3% do sexo feminino). Como instrumentos, foram utilizados o Teste de Cloze (texto “Uma vingança infeliz”) e Tarefas de Avaliação da Consciência Morfológica. Os resultados mostraram que tanto a compreensão em leitura quanto a consciência morfológica sofrem influência desenvolvimental e que a consciência morfológica pode predizer entre 23% e 34% da compreensão leitora.

Palavras-chave : teste de Cloze; compreensão leitora; leitura; consciência morfológica; predição.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License