SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3  suppl.1Síntomas depresivos, autorregulación emocional y suporte familiar: un estudio con ninõs y adolescentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versión On-line ISSN 2236-6407

Resumen

ESTEVES, Cristiane Silva et al. Desempenho de idosos com e sem declínio cognitivo leve na versão reduzida do teste WCST-6. Est. Inter. Psicol. [online]. 2018, vol.9, n.3, suppl.1, pp. 149-164. ISSN 2236-6407.

Declínio Cognitivo Leve (DCL) é uma condição clínica que apresenta perdas cognitivas acima do esperado para idade ou escolaridade, não preenchendo critérios diagnósticos para quadros demenciais. Este artigo comparou o desempenho de 56 idosos no Teste Wisconsin de Classificação de Cartas, versão reduzida (WCST-64) em uma amostra de idosos com e sem DCL (n=28 por grupo), emparelhados por idade e escolaridade (média de idade =68,93; DP=5,06; escolaridade média= 13,21; DP=5,06). Os instrumentos utilizados foram questionário sociodemográfico, bateria de testes neurocognitivos e de capacidade funcional e o WCST-64. Os dados foram analisados utilizando análises descritivas e inferenciais. O grupo com DCL obteve pior resultado apenas no escore número de erros do WCST-64 (p=0,029). Os resultados sugerem que o WCST-64 apresenta potencial para diferenciar o desempenho de idosos com e sem DCL, o que possibilita a utilização desse instrumento como ferramenta de rastreio e de auxílio no processo diagnóstico dessa população.

Palabras clave : idosos; cognição; desempenho; testes neuropsicológicos.

        · resumen en Inglés | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License