SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Transexualidade, ordem médica e política de saúde: controle normativo do processo transexualizador no BrasilEstudos brasileiros sobre o cotidiano no contexto da docência: uma revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

GOBBOI, Jessica Particelli; NAKANOI, Tatiana de Cássia  e  DELLAZZANA-ZANONI, Letícia Lovato. Escala de projetos de vida para adolescentes: evidências de validade de conteúdo. Est. Inter. Psicol. [online]. 2019, vol.10, n.1, pp. 20-40. ISSN 2236-6407.

Resumo A temática dos projetos de vida de adolescentes tem se mostrado um tema relevante na Psicologia, especificamente, na Psicologia do Desenvolvimento. Diante da lacuna de instrumentais que tenham esse objetivo, o presente estudo consistiu na investigação das evidências de validade de conteúdo da Escala de Projetos de Vida para Adolescentes (EPVA), em desenvolvimento. Para isso, cinco peritos no assunto atuaram como juízes, classificando os 116 itens do instrumento em sete dimensões: relacionamentos afetivos, estudo, trabalho, aspirações positivas, bens materiais, religião/espiritualidade e sentido da vida. A análise dos coeficientes de concordância demonstraram a adequação dos itens, sendo possível manter 88% da escala inicial. As análises dos coeficientes de Kappa evidenciaram índice de concordância acima de 0,75 para todos os juízes. Os resultados apontaram para a adequação da escala ao construto e dimensões que pretende avaliar.

Palavras-chave : Palavras-chave: projetos de vida; validade de conteúdo; avaliação psicológica; coeficiente kappa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License