SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Escala de projetos de vida para adolescentes: evidências de validade de conteúdoDiferenças nas práticas parentais de pais e mães e a percepção dos filhos adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

MARTINSI, Andreia; TRINDADEI, Camila  e  COUTINHOI, Maria Chalfin. Estudos brasileiros sobre o cotidiano no contexto da docência: uma revisão sistemática. Est. Inter. Psicol. [online]. 2019, vol.10, n.1, pp. 41-58. ISSN 2236-6407.

Resumo O presente trabalho apresenta uma pesquisa de revisão sistemática em estudos brasileiros sobre a temática do cotidiano em contextos de docência, mais especificamente, sobre as abordagens teórico-metodológicas utilizadas nos mesmos. Foram selecionadas publicações indexadas nas bases de dados Portal de Periódicos da CAPES/MEC e no Scielo, no período de 2006 a 2015. Apesar da diversidade teórica de perspectivas sobre o cotidiano, verificou-se que os estudos produzidos no cenário brasileiro se ancoram nas teorias sobre o cotidiano de Michel de Certeau e de Agnes Heller. Em relação aos aspectos metodológicos os estudos analisados evidenciaram o uso de vários instrumentos de pesquisa, sendo a entrevista e a observação, as técnicas mais utilizadas. No que concerne à análise das informações em estudos brasileiros sobre o cotidiano, no contexto da docência, observou-se que a maioria dos estudos não reportam de forma detalhada como procederam a apreciação e o tratamento de seus dados.

Palavras-chave : Palavras-chave: cotidiano; docência; métodos de pesquisa..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License