SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Estudos brasileiros sobre o cotidiano no contexto da docência: uma revisão sistemáticaDe pai para filho: o paradoxo fundamental da masculinidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

MAIAI, Fátima de Almeida  e  SOARES, Adriana Benevides. Diferenças nas práticas parentais de pais e mães e a percepção dos filhos adolescentes. Est. Inter. Psicol. [online]. 2019, vol.10, n.1, pp. 59-82. ISSN 2236-6407.

Resumo O estudo objetivou comparar a percepção das práticas parentais de pais e mães com a percepção dos filhos sobre essas práticas. Participaram 154 estudantes do 6º ano, com idades entre 9 a 15 anos (M = 11,5; DP = 0,8), 29 pais e 125 mães. Foi utilizado o Inventário de Estilos Parentais (IEP). Foram encontradas diferenças nas médias das percepções de mães, pais e da percepção dos filhos sobre o estilo parental dos pais e mães. As mães avaliaram seu estilo parental de forma mais positiva, enquanto os pais avaliaram seu estilo de forma mais negativa, em comparação à percepção dos filhos. Os resultados refletem a importância da função parental exercida por mães e pais em famílias majoritariamente não nucleares indicando que as práticas positivas podem desenvolver habilidades sociais que valorizem os vínculos estabelecidos entre pais e filhos e estimulem interações sociais futuras mais relevantes.

Palavras-chave : Palavras-chave: práticas parentais; estilos parentais; ensino fundamental..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License