SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Diferencias en las prácticas parentales de padres y madres y la percepción de los hijos de 6º año de la enseñanza fundamentalLa experiencia emocional de las autoras de mommy blogs índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versión On-line ISSN 2236-6407

Resumen

OLIVEIRAI, André Assis Breder  y  FRANCAI, Cassandra Pereira. De pai para filho: o paradoxo fundamental da masculinidade. Est. Inter. Psicol. [online]. 2019, vol.10, n.1, pp. 83-106. ISSN 2236-6407.

Resumo Partindo da defesa de Silvia Bleichmar da masculinidade enquanto uma constituição que perpassa o paradoxo no qual o menino precisa, numa relação de amor, incorporar o pênis paterno para revestir de potência e legitimar sua posição sexuada, o presente artigo contempla as peculiaridades da relação paterno-filial enquanto fonte de afirmação e contradição, já que essa fantasmática identificatória será classificada pelo Eu como homossexual. As vicissitudes da relação entre filho e pai são abordadas do estádio pré-edipiano à adolescência deflagrando que os paradoxos deixados por esse laço, ainda que represente a fragilidade da identidade masculina como essencialmente defensiva, compõem uma posição mais fértil para o sujeito. O enigma de uma posição sexuada em busca de confirmação viril apresenta a conjectura de que o sujeito, buscando a solução para a falta simbólica, pode colocar em ato a fantasmática da incorporação e, assim, estar mais suscetível à submissão sexual violenta a outros homens.

Palabras clave : Palavras-chave: identidade masculina; complexo de édipo; incorporação da masculinidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License