SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Diferenças nas práticas parentais de pais e mães e a percepção dos filhos adolescentesA experiência emocional de autoras de Mommy Blogs índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

OLIVEIRAI, André Assis Breder  e  FRANCAI, Cassandra Pereira. De pai para filho: o paradoxo fundamental da masculinidade. Est. Inter. Psicol. [online]. 2019, vol.10, n.1, pp. 83-106. ISSN 2236-6407.

Resumo Partindo da defesa de Silvia Bleichmar da masculinidade enquanto uma constituição que perpassa o paradoxo no qual o menino precisa, numa relação de amor, incorporar o pênis paterno para revestir de potência e legitimar sua posição sexuada, o presente artigo contempla as peculiaridades da relação paterno-filial enquanto fonte de afirmação e contradição, já que essa fantasmática identificatória será classificada pelo Eu como homossexual. As vicissitudes da relação entre filho e pai são abordadas do estádio pré-edipiano à adolescência deflagrando que os paradoxos deixados por esse laço, ainda que represente a fragilidade da identidade masculina como essencialmente defensiva, compõem uma posição mais fértil para o sujeito. O enigma de uma posição sexuada em busca de confirmação viril apresenta a conjectura de que o sujeito, buscando a solução para a falta simbólica, pode colocar em ato a fantasmática da incorporação e, assim, estar mais suscetível à submissão sexual violenta a outros homens.

Palavras-chave : Palavras-chave: identidade masculina; complexo de édipo; incorporação da masculinidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License