SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1De pai para filho: o paradoxo fundamental da masculinidadeCategorização, cognição e o estilo de vida g0y índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

SCHULTEI, Andréia de Almeida; GALLO-BELLUZZOI, Sueli Regina  e  AIELLO-VAISBERGI, Tânia Maria José. A experiência emocional de autoras de Mommy Blogs. Est. Inter. Psicol. [online]. 2019, vol.10, n.1, pp. 107-130. ISSN 2236-6407.

Resumo A presente pesquisa objetiva investigar psicanaliticamente a experiência emocional de mulheres que vivenciam a maternidade em contextos nos quais a opressão feminina apresenta caráter estrutural. Justifica-se tendo em vista a produção de conhecimentos relevantes para a clínica psicológica, vertentes psicoterapêuticas e psicoprofiláticas, e para debates que visam transformações sociais. Organiza-se ao redor do uso do método psicanalítico no estudo de dez postagens de mommy blogs, cuja consideração permitiu a produção interpretativa de dois campos de sentido afetivo-emocional ou inconsciente relativo às condutas: “dedicando-se exclusivamente” e “conciliando atividades”. O quadro geral sugere uma forte vinculação entre maternidade e sofrimento, ligando-se às exigências contemporâneas de uma maternidade enquanto única missão e destino feminino, mas de também desenvolver carreira profissional e contribuir financeiramente de modo significativo para o sustento familiar. Trata-se de uma situação que ocorre em diferentes classes, contextos culturais e situações geopolíticas, afetando não apenas a mulher, mas toda a família.

Palavras-chave : Palavras-chave: maternidade; contemporaneidade; sofrimento; psicanálise-metodologia..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License