SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1A experiência emocional de autoras de Mommy BlogsJuventude e Formação: A política pública de formação profissional como cenário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

SA-TEIXEIRAI, Nuno de. Categorização, cognição e o estilo de vida g0y. Est. Inter. Psicol. [online]. 2019, vol.10, n.1, pp. 131-152. ISSN 2236-6407.

Resumo A categorização é fundamental para o nosso pensamento, nossa percepção, ação e posicionamento no mundo. Todas as vezes que percebemos algo como um tipo de coisa, ou como parte de alguma coisa, estamos a categorizar e a recorrer ao uso de processos cognitivos. Nessa perspectiva, as novas categorias homoeróticas na contemporaneidade surgem de que axiomas? O que é gay, o que é g0y (g-zero-y) e o que não é? Bem como, qual é a fronteira desses conceitos com o comportamento masculino heteroflexível? São questões instigantes sob o enfoque da cognição, da categorização; e, com base em verificação ontológica, este artigo enfatiza o papel de validação exercido pela “confirmação” e “desconfirmação" das crenças acerca de categorias mais fluidas de comportamentos sexuais masculinos que podem estar externalizados. Nesse âmbito, registra-se que não se encontra na proposição g-zero-y erros sejam no sentido da redundância, de inconsistência interna, de partição ou de circularidade conceptual.

Palavras-chave : Palavras-chave: Categorização; Ontologia; Papéis Sexuais; Sexualidade Masculina..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License