SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Categorization, cognition and the g0y lifestyleLearning motivation and reading comprehension in elementary school students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

On-line version ISSN 2236-6407

Abstract

PESSOAI, Manuella Castelo Branco; ALBERTOI, Maria de Fatima Pereira;  and  LUCASIV, Antonia Picornell. Juventude e Formação: A política pública de formação profissional como cenário. Est. Inter. Psicol. [online]. 2019, vol.10, n.1, pp. 153-172. ISSN 2236-6407.

Resumo O estudo objetivou caracterizar a formação oferecida pela Política Pública de Formação Profissional por meio de uma pesquisa documental nos programas que a compõem. Foram acessados: relatórios, legislação, manuais, atas, projetos políticos pedagógicos, dados de inserção e sites. Realizou-se uma Análise de Conteúdo Temática e os dados foram analisados meio do programa QDA Miner. Os resultados apontaram que a Política colabora com a qualificação profissional juvenil, mas também serve ao capital na medida em que massifica os cursos profissionalizantes e utiliza-os como forma de enriquecimento e produção de mão de obra barata. Conclui-se ser necessário superar a visão reducionista de que a falta de qualificação é a responsável pelo desemprego, deixando-se desviar das determinações estruturais e de precarização. Discute-se a necessidade de ultrapassar a certificação vazia, contemplando o jovem como sujeito social nesse processo de formação, para que, assim, esta possa acontecer concretamente.

Keywords : Palavras-chave: jovens; formação profissional; políticas públicas..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License