SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Categorização, cognição e o estilo de vida g0yMotivação para aprender e compreensão de leitura em alunos do ensino fundamental I índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

PESSOAI, Manuella Castelo Branco; ALBERTOI, Maria de Fatima Pereira;  e  LUCASIV, Antonia Picornell. Juventude e Formação: A política pública de formação profissional como cenário. Est. Inter. Psicol. [online]. 2019, vol.10, n.1, pp. 153-172. ISSN 2236-6407.

Resumo O estudo objetivou caracterizar a formação oferecida pela Política Pública de Formação Profissional por meio de uma pesquisa documental nos programas que a compõem. Foram acessados: relatórios, legislação, manuais, atas, projetos políticos pedagógicos, dados de inserção e sites. Realizou-se uma Análise de Conteúdo Temática e os dados foram analisados meio do programa QDA Miner. Os resultados apontaram que a Política colabora com a qualificação profissional juvenil, mas também serve ao capital na medida em que massifica os cursos profissionalizantes e utiliza-os como forma de enriquecimento e produção de mão de obra barata. Conclui-se ser necessário superar a visão reducionista de que a falta de qualificação é a responsável pelo desemprego, deixando-se desviar das determinações estruturais e de precarização. Discute-se a necessidade de ultrapassar a certificação vazia, contemplando o jovem como sujeito social nesse processo de formação, para que, assim, esta possa acontecer concretamente.

Palavras-chave : Palavras-chave: jovens; formação profissional; políticas públicas..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License