SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Juventude e Formação: A política pública de formação profissional como cenárioAspectos técnicos e relacionais da interconsulta psicológica: a visão dos psicólogos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

FERRAZI, Adriana Satico; CANTALICEII, Lucicleide Maria de  e  DOS SANTOSI, Acácia Aparecida Angeli. Motivação para aprender e compreensão de leitura em alunos do ensino fundamental I. Est. Inter. Psicol. [online]. 2019, vol.10, n.1, pp. 173-189. ISSN 2236-6407.

Resumo O presente estudo investigou a associação da motivação para aprender na perspectiva das metas de realização (meta aprender e metas performances aproximação e evitação) com a compreensão de leitura. Participaram 98 alunos do 3° ao 5° ano do fundamental de duas escolas públicas do interior paulista. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Avaliação da Motivação para a Aprendizagem e o teste de Cloze, aplicados coletivamente. Os resultados revelaram a existência de correlações significativas, positivas e de magnitude fraca, entre as metas performances e a compreensão de leitura. Correlações similares foram identificadas entre as notas de língua portuguesa e matemática e os escores da compreensão de leitura. Foram identificadas diferenças significativas para a adoção das metas performances relativas ao nível de compreensão de leitura e o ano escolar. Sugere-se a continuidade das investigações acerca das metas de realização para se ampliar o entendimento sobre os aspectos emocionais ligados à aprendizagem.

Palavras-chave : Palavras-chave: avaliação psicológica; escola; leitura; metas de realização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License